sexta-feira, 9 de agosto de 2013

INCRÍVEIS ELEVADORES


Bom dia pessoal,

Vamos ver mais maravilhas espalhadas pelo mundo?

Hoje vamos ver maravilhas TECNOLÓGICAS.

Dando continuidade às curiosidades deslumbrantes, trago para vocês os mais modernos e incríveis elevadores  ao redor do mundo. 

Elevadores têm uma tarefa simples: levar os passageiros de um andar para outro com segurança. Mas isso não significa que eles têm que ser sem graça.  


Torres de elevadores para o transporte urbano e design modernos de elevadores atraem grande atenção de turistas, devido a sua singularidade, a aparência incomum e a experiência da condução.  

Vamos dar uma olhada nos elevadores mais inusitados ao redor do mundo?

Então, vamos lá:




AquaDom, Alemanha





Maior aquário cilíndrico do mundo, o AquaDom está localizado no lobby do Radisson Blu Hotel de Berlim, na Alemanha. 

Centenas de espécies peixes coloridos nadam pelas águas salgadas do e os visitantes “mergulham” dentro de um elevador no centro  do aquário.


 Link

Cheio de 1.000.000 de litros de água, que contém mais de 1.500 peixes de 50 espécies. A alimentação dos peixes e a limpeza do tanque de peixes é realizado diariamente por 3-4 mergulhadores. 

 Link


Roda de Falkirk, Reino Unido



 Link 

Inaugurado em 2002, a roda de Falkirk é um elevador de barcos rotativo na Escócia.  
 
 Link
 
A Roda de Falkirk é uma prova de quanto a arquitetura e a engenharia podem ser criativas e ajudarem oferecendo soluções práticas.
 

 Link


Elevador rotativo para barcos, a roda foi criada para transportar embarcações do canal de Clyde até o Canal Union, 35 metros acima.




Globo Sky View, Suécia


Sky View é um teleférico construído no lado sul do Ericsson Globe, Estocolmo. O Globo Ericsson é atualmente o maior edifício hemisférico no mundo e levou dois anos e meio para construir.

Com uma estrutura futurista,  a forma de uma grande bola branca, que tem um diâmetro de 110 metros (361 pés) e uma altura interior de 85 metros (279 pés), oferece também algumas das melhores vistas sobre a capital sueca.


Link 

No topo da esfera circulam duas grandes cabines de vidro num trajeto de 20 minutos que permite ver a cidade de diferentes ângulos.

 Link
 
O projeto começou em 2004 e foi inaugurado em fevereiro de 2010.



    Elevador Hammetschwand, Suíça


Com vista para o Lago Lucerna, no centro da Suíça, o elevador Hammetschwand é o mais alto elevador exterior da Europa. Ele conecta-se um caminho de pedra espetacular com o do topo do pico no planalto Burgenstock.



Sua atratividade foi reforçada pelo espetacular elevador aberto ao ar livre ao longo da rocha vertical.

 Link

O Elevador Hammetschwand sobe 153 metros em menos de um minuto, oferecendo um incrível panorama do topo do pico Burgenstock, a 1132 metros de altitude.

Originalmente construído em 1905, e um novo equipamento, mais novo, foi instalado em 1991.




 Elevador Bailong, China





Situado no Parque Nacional de Zhangjiajie, no sul da China, o elevador Bailong é uma verdadeira maravilha da engenharia.


Embutido dentro de um penhasco, o elevador atinge a altura de 330 metros, oferecendo um visual estonteante de lagos e das montanhas cobertas de vegetação.



Bailong elevador leva menos de 2 minutos para subir até o cume e é considerado o maior e mais rápido elevador turismo no mundo, com a maior capacidade (50 pessoas).




Elevador Gateway Arch, Saint Louis,  EUA



Considerado como o maior monumento dos Estados Unidos, o Gateway Arch é um grande arco de 192 metros de altura que se transformou, desde sua inauguração em 1965, no principal cartão-postal da cidade de Saint Louis, no estado de Missouri. 

 Link

A subida ao topo da construção  é feita a bordo de um elevador futurista com paredes de vidro que mostram a complexidade do interior da estrutura. 



 link

Ao chegar ao observatório panorâmico, os visitantes encontram uma maravilhosa vista sobre o rio Mississipi.



Elevador de Santa Justa, Portugal






O elevador de Santa Justa, desde a sua construção (1901), o elevador tornou-se uma atração turística para Lisboa.

Ele conecta as ruas mais baixas da Baixa com a maior Largo do Carmo (Praça do Carmo).




No andar de cima é um quiosque e mirante, com vista panorâmica da cidade, enquanto as conexões para os andares inferiores são feitas (além do elevador) por duas escadas em espiral, com diferentes padrões em cada andar. O mecanismo principal foi instalado na base do elevador, enquanto na saída para o Largo do Carmo, há uma varanda para permitir a circulação. O corredor que passa por cima da estrutura, foi transformado em um terraço e saídas para o Largo do Carmo através de um portão de ferro.




O elevador é decorado em estilo neo-gótico em ferro representando a cultura da década de 1900, quando a estrutura e os elevadores eram considerados uma inovação mágica e presságio de uma idade moderna. 


Existem muitos outros que cair o queixo, mas hoje terminaremos o post aqui mesmo no nosso Brasil...

Elevador Lacerda, Brasil




O Elevador Lacerda está localizado na cidade de Salvador, Bahia. Um dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade e liga a Cidade Baixa (Cidade Baixa), com a Cidade Alta (Cidade Alta).


 Link

O mais famoso elevador da Bahia transporta cerca de 28 mil passageiros por dia atinge uma altura de 72 metros.

 Link



Como o elevador em Lisboa, esta construção impressionante transporta o público a partir de um nível da cidade para o outro, ao mesmo tempo, proporcionando uma visão perfeita do litoral baiano. 

Fonte: World Geography 


Além de transportar passageiros, os elevadores podem virar verdadeiras atrações turísticas. 

E então?

Gostaram?

Eu amei ver esses elevadores incríveis...

Espero que tenham gostado.

Um bom final de semana para todos.


Bjos
Isabela





Nenhum comentário:

Postar um comentário